5 benefícios da caminhada contra o stress

Rafael Ussier 29 de abril de 2013 Atividade Física 0     Imprimir Imprimir

Correr e viver

Não é segredo que caminhar faz bem para a saúde. Estudos já comprovaram que o exercício ajuda quem quer emagrecer, afasta o risco de obesidade e ainda reduz o risco de doença cardíaca. Porém, poucas pessoas sabe que colocar o tênis e andar por aí também é um hábito que contribui para combater o stress.

Quem sofre com as tensões do dia a dia não pode deixar a caminhada de lado para relaxar. Basta vestir uma roupa adequada e caminhar em um ritmo moderado para desfrutar dos benefícios.

E para motivar você a espantar o stress com um passo após o outro, preparamos uma lista com os cinco benefícios da caminhada para amenizar o problema. Os argumentos são baseados em pesquisas, confira abaixo:

1) Caminhar coloca o cérebro em estado meditativo

Para combater o stress e a ansiedade, é preciso acalmar a mente. E é exatamente isso que a caminhada proporciona. Um estudo britânico defende que andar por espaços cercados pelo verde, como parques, pode colocar o cérebro em estado meditativo e mais calmo, permitindo a reflexão.

2) Gastar tempo ao ar livre diminui o stress

Vários estudos defendem que passar um tempo junto à natureza é um poderoso aliado contra o stress, além de melhorar a memória. Mesmo quando está frio, é possível desfrutar dos benefícios, pois andar ao ar livre pode otimizar a concentração em até 20%. Ainda, caminhadas em ambientes abertos melhoram os níveis de energia, evitando os efeitos do stress.

3) Andar libera endorfina

Você já deve ter ouvido falar da endorfina, um hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Por fazer com que você se sinta bem e relaxado, ele também combate o stress. A boa notícia é que, ao caminhar, a substância é liberada pelo corpo, amenizando a tensão. Ela também pode aliviar a depressão leve, melhorar o humor e a autoestima.

4) Caminhar em grupo relaxa ainda mais

Se você não gosta de praticar exercícios sozinho, leve um grupo de amigos para a caminhada. Além de tornar o momento mais prazeroso, os benefícios contra o stress que já foram citados são mantidos, sendo uma boa oportunidade para colocar o papo em dia e ainda diminuir os níveis de cortisol, que é o hormônio do stress.

5) Andar dá energia e reduz a fadiga

Um estudo de 2008 da Universidade de Georgia comprovou que as pessoas sedentárias que passaram a caminhar tiveram um aumento de 20% na energia e redução de 65% da fadiga.

E você, está esperando o que para começar a andar?


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Quem escreveu

Rafael Ussier

Formação em educação física pela UNIVAP, fez especialização em musculação e condicionamento físico pela FMU. Possui capacitação em corrida de rua e pilates. Atua como personal trainer e é diretor Studio Fitness.

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