3 verdades sobre beber água

Alessandro Ribeiro 22 de outubro de 2013 Variedades 0     Imprimir Imprimir

beber agua verdades

A água é o líquido essencial para a vida, sem o qual não só os seres humanos, mas também os animais e as plantas jamais existiriam. Talvez devido à sua importância surjam tantas questões sobre sua utilização – inclusive a ideia de que beber água emagrece.

Como já vimos na matéria Beber água gelada emagrece mesmo?, a coisa não funciona bem assim. Mas ainda existem outros mitos que nos provocam dúvidas. Veja, a seguir, a solução de três impasses sobre o consumo de água.

Beber um copo grande de água ao acordar de manhã ajuda a perder peso?

Não. A água não tem calorias – seu consumo é importante para manter o organismo hidratado e funcionando direitinho. Se você tiver sede assim que acordar, faz bem em beber água. Caso contrário, consumi-la mais tarde ou trocá-la por um copo de suco ou um chá tem a mesma função de hidratação.

Outro mito, no qual muita gente acredita, é que beber água demais em jejum causa distensão gástrica e diminui a vontade de comer. Nada disso! A água é absorvida rapidamente e não afeta a fome; além disso, o café da manhã é uma refeição importante, que não deve ser eliminada de sua rotina.

Água com gás engorda?

Não. A água não tem nutrientes que produzam calorias, nem mesmo a versão com gás. Esse tipo de água só contém mais minerais e eletrólitos. Agora, um ponto importante é verificar as informações nutricionais do produto e avaliar a quantidade de sódio, principalmente se você tem alguma restrição na ingestão de sal.

A água deve ser consumida mesmo quando não se tem sede?

Sim! Uma pessoa deve ingerir em torno de 2 litros de líquido por dia. Mas claro que essa quantia varia, pois depende da temperatura ambiente e do estilo de vida. Para não errar, calcule em torno de 30 ml a 40 ml de água por cada quilo de peso corporal. Assim, uma pessoa de 60 kg precisa de 1.800 ml a 2.400 ml de água por dia. Se for um esportista, a quantidade deve ser maior.

Então, mesmo que você não sinta sede, esse volume de água deve ser ingerido, pois o corpo precisa dele para funcionar. A recomendação é ainda mais importante nos dias de frio, quando a percepção da sede é menor. E vale lembrar: a sede é um dos últimos sinais de que o corpo está se desidratando.


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Quem escreveu

Alessandro Ribeiro

Graduado em Nutrição pela UMC e Graduando em Biomedicina pelo Complexo Educacional FMU, possui Especialização em Gerontologia Clínica e Social pela UNIFESP/EPM, Medicina Ortomolecular pela FACIS/IBEHE e Hormônios: Ênfase em Fisiopatologia e Alterações Laboratoriais pela ACT. Autor do Livro Pão de Obesidade - Recheado com colesterol, uma pitada de hipertensão e sobremesa diabetes.

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