10 sugestões de lanches com saúde

Juliana Oliveira 7 de outubro de 2013 Nutrição 0     Imprimir Imprimir

o que levar de lanche

De manhã, quando você está se arrumando para ir trabalhar, é difícil pensar no que vai ter vontade de comer depois. Mas, quando bate aquela fome no fim da tarde… Acontece o pior: você aceita o primeiro pão de queijo ou salgadinho que vê na frente. Depois não sabe por que sua alimentação é ruim!

Por isso, nada de preguiça. Acorde só um pouquinho mais cedo para ter tempo de preparar seu lanche antes de sair de casa. Se tiver geladeira no local do trabalho, melhor ainda. E tenha sempre um potinho para guardar o lanche, evitando que ele amasse.

Muito bem, está resolvida a parte prática. Mas é claro que você não pode levar qualquer coisa de lanche – uma barra de chocolate não vale! A seguir, você confere algumas opções.

Sugestões de lanches com saúde

  1. As frutas são sempre uma excelente escolha. Para facilitar, leve uma porção já descascada e picada. Deixe também no seu trabalho talheres e guardanapos, assim você não precisa se lembrar de levá-los todos os dias.
  2. Para enriquecer sua fruta, salpique 1 colher (sopa) de granola, 1 colher (chá) de semenlanchetes de linhaça ou 1 colher (sopa) de aveia em flocos.
  3. Torradas são práticas: leve 2 unidades, de preferência integral. Para acompanhar, 1 pedaço de queijo fresco com pouca gordura. Se não tiver geladeira à disposição, opte por queijo processado que não exija refrigeração.
  4. Não deu tempo de preparar nada? Uma barrinha de cereais resolve o caso. Prefira uma com menor quantidade de açúcar e sem gordura trans.
  5. Um potinho de iogurte também está liberado, mas só se você tiver como guardá-lo na geladeira até o momento do consumo. Prefira os desnatados e sem adição de açúcar. Para completar, incorpore 1 colher (sopa) de aveia em flocos.
  6. E as frutas secas? 5 unidades bastam para tirar a fome. Varie com ameixas, tâmaras, damascos etc.
  7. Não se esqueça, também, das frutas desidratadas: ½ xícara (chá) de manga, mamão, maçã, abacaxi e pera.
  8. As oleaginosas podem colaborar para a boa saúde. Estamos falando de nozes, castanhas-do-pará, avelãs, amêndoas, castanhas-de-caju… Consuma 5 unidades ao todo.
  9. Um pão integral ou de grãos pequeno (25 g) com 2 colheres (chá) de geleia sem açúcar satisfazem qualquer pessoa!
  10. Por último, uma sugestão bem simples: 4 biscoitos pequenos preparados com cereal integral.

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Quem escreveu

Juliana Oliveira

Graduada em Nutrição pela Universidade de Taubaté/2007, especialista em Nutrição Clínica pelo Instituto de Pesquisa do Hospital Albert Einstein/SP; especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho/SP.

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